quinta-feira, 16 de abril de 2009
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Origem Da Lingua Portuguesa
A situação da Galiza e do galego em relação ao português é controversa. De um ponto de vista político e, portanto, oficial, o galego é uma língua porque assim o determinam os organismos de Estado espanhol e da Região Autónoma da Galiza, com legitimidade democrática. De um ponto de vista científico, a ideia de que o galego é uma variedade dialectal da língua portuguesa — e viceversa — reúne hoje um vasto consenso, sendo estudado a par com as restantes variedades do português nas universidades e centros de investigação linguística. Ver o artigo Língua galega.
A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). No momento actual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (note-se que línguas como o inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes), situação a que o Acordo Ortográfico de 1990 pretende pôr cobro.
Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
O português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem a Luís Vaz de Camões, escritor português, autor de Os Lusíadas), "A última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac[10]). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".[11]
Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas Africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes além de Portugal, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Paraguai, Namíbia, Suíça e África do Sul. Encontram-se, também, numerosas comunidades de emigrantes, em várias cidades em todo o mundo, onde se fala o português como Paris na França; Hamilton nas Ilhas de Bermudas que faz parte dos territórios britânicos ultramarinos localizada no Oceano Atlântico; Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá; Boston, New Jersey e Miami nos EUA e Nagoya e Hamamatsu no Japão.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Experiências De Fisica
Ingredientes
1-Um frasco pequeno com tampa
2. Uma vasilha transparente com água
3. Água quente
4. Tinta em pó ou corante
COMO FAZER
1. Coloque a tinta em pó no frasco.
2. Ponha um pouco de água quente dentro do frasco com tinta.
3. Tampe o frasco, agute bem, e o coloque dentro da vasilha com água.
4. Abra o frasco.
O QUE ACONTECE
A água colorida sobe, não se misturando com a água que está dentro da vasilha.
POR QUE ACONTECE?
Isso contece quando a água da vasilha e a água do frasco apresentam características diferentes, ou seja, a água com tinta está quente e a água da vasilha está fria. A água quente é mais leve que a fria, então ela sobe e fica flutuando na superfície da água fria.
Como Fazemos Experimentos com Partículas Minúsculas? : Os Aceleradores

Como funcionam os aceleradores?
Basicamente, um acelerador pega uma partícula, aumenta sua velocidade usando campos eletromagnéticos e atira a partícula contra um alvo. Em torno do alvo existem detectores, que registram as várias fases do evento.
Como os Fisicos obtêm as Particulas quequerem Estudar??
Elétrons: O aquecimento de um metal resulta na expulsão de elétrons. Uma televisão, assim como um tubo de raios catódicos, usa esse mecanismo.
Prótons: Eles podem ser facilmente obtidos pela ionização do hidrogênio.

Pergunta: Qual é o acelerador de partículas mais próximo de você neste momento?
R:O monitor do computador à sua frente!
Trabalho De Fisica(Sites Sobre Fisica)
http://www.ipen.br/t/tf/tff.html - Página com informações de Física Nuclear, bem como as áreas de pesquisa Física Nuclear Analítica, Física Nuclear Aplicada, Física do Estado Sólido e Física de Nêutrons, entre outras.
http://www.aventuradasparticulas.ift.unesp.br - Página da versão oficial em português do Particle Adventure (Aventura das Partículas). Visite o site que contém uma introdução à física de partículas voltada para estudantes do segundo grau e universitários. Ele possui uma grande quantidade de informação sobre a area, podendo ser lido como um livro ou utilizado como um guia de referências. A Aventura das Partículas é uma iniciativa em constante evolução do projeto educacional patrocinado pelo Particle Data Group, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (LBNL). Por favor divulguem esta página.
http://www.cbpf.br/IFUBr.html - Página com links dos Institutos de Física e Universidades Brasileiras.
http://www.cbpf.br/ - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/CNPq.
http://alexandria.cat.cbpf.br/FISCUL/ - Página com Descrição geral de Raios X, Efeitos Biológicos... e informações de Física Moderna e Contemporânea.
http://www.nasa.gov - Física - Pesquisa Espacial, página da NASA.
http://www.cdcc.sc.usp.br/cav/fisica.htm - Página com indicações de filmes de Física, sobre vários assuntos: Física Alavancas (Série Máquinas Simples), Além do Universo Mecânico (Série Universo Mecânico), Átomo Visto de Perto, O Átomo, O (Série Universo Mecânico), Baixas Temperaturas (Série Universo Mecânico), Bateria Elétrica, A (Série Universo Mecânico), Calor, Temperatura e Propriedades da Matéria, Campo Magnético (Série Universo Mecânico)...e muito mais. Além de uma descrição breve do que será abordado.
http://www.uc.pt/ihti/proj/fisica/electrom.htm - Nesta página você encontra: Propriedades Gerais da Matéria, Da Mecânica Clássica à Mecânica do Engenheiro, Pneumática e Hidráulica, Óptica, Dos Mistérios da Pedra de Magnésia a Delimitação de um Domínio Científico, Da Eletrostática de Otto Von Guerick a Charles de Coulomb, O Electromagnetismo de Alessandro Volta a Rudolf Hertz.
http://www.fis.ufba.br/ - Na página de Física da Universidade Federal da Bahia encontram-se links de discussões sobre os fundamentos de Física com temas de relevância para teorias físicas gerais, como a Mecânica Quântica, Relatividade, Cosmologia, Termodinâmica, etc. Ênfase é dada aos aspectos "conceituais", e não meramente técnicos.
http://www.if.ufrgs.br/ - Na página da Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul encontram-se links de perguntas freqüentes sobre Astronomia. Fases da Lua, Como comprar um telescópio, Eclipses, Buracos Negros, Astronomia Geodésica.
http://www.if.ufgr.br/~kepler - Textos sobre Astronomia. Leis de Kepler, Constelações, Eclipses, Efeito da Maré, Sistema Solar,...e muito mais. Página do Prof. Kepler de Souza O. Filho e Profa. Maria de Fátima O. Saraiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
http://www.fis.ufg.br/olimpiada/ - Página da Olimpíada Brasileira de Astronomia: regulamento, resultado, inscrições, calendário...
http://www.aapm.org/ - Site da Associação Americana de Físicos na Medicina.
http://www.fisicamedica.com.br - Site de Física Médica.
http://www.sbf.if.usp.br - Visite a página Sociedade Brasileira de Fisica. Com Eventos, Encontros, Congressos...e saiba ainda como se associar.
http://www2.uerj.br/%7Eobf - Home Page da II Olimpíada Brasileira de Física - 2000. Saiba do histórico, regulamento, provas com gabaritos, e como se cadastrar.
http://www.fisica.ufmg.br/ - Na Página de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, no link do Observatório Astronômico da Serra da Piedade encontram-se diversos assuntos de Astronômia, fluidos...